Fla pode “recolocar” o Boavista no Carioca se for campeão da Taça Rio; entenda

19/03/2018 - Reportagem: Globoesporte.com


O Campeonato Carioca ainda não chegou ao fim para os times de menor investimento. Ao contrário do que aparenta a tabela, ainda há uma luz no fim do túnel para o Boavista, quinto colocado na classificação geral. O Verdão de Bacaxá tem chances de retornar ao estadual caso o Flamengo, campeão da Taça Guanabara, conquiste também a Taça Rio.

Isto só será possível porque o regulamento do Carioca deste ano prevê que, caso um mesmo time conquiste os dois turnos, ele avança direto para a decisão do campeonato e um “novo torneio” é formado pelos quatro melhores colocados na classificação geral.

Ou seja, se o Fla vencer a Taça Rio e garantir a vantagem do empate na final geral do Carioca, Fluminense, Vasco, Botafogo e Boavista farão um mini “torneio” para definir quem enfrenta o Rubro-Negro. Respeitando o posicionamento, caso isto aconteça, o Flu decidirá com o Boavista uma semifinal, enquanto Vasco e o Botafogo definirão o outro finalista. A vantagem do empate será dos times com melhor campanha.

Confira o que diz o regulamento.
Caso uma mesma associação seja campeã da Taça Guanabara e da Taça Rio estará automaticamente classificada para a final do campeonato e o turno semifinal será realizado por outras 4 associações:

I – As quatro associações de melhor colocação, apurada pelo somatório dos pontos obtidos nas partidas dos Grupos B e C da Taça Guanabara e Taça Rio, aplicados os critérios de desempate do artigo 6º, quando couber.

Art. 30º – Determinadas as quatro associações semifinalistas, na forma do artigo 28, o mando de campo e vantagem do empate, dentro do grupo, serão de cada uma das campeãs de turno (Taça Guanabara ou Taça Rio).

1º – Determinadas as 4 semifinalistas, na forma do artigo 29, sem a participação de associação campeã da Taça Guanabara e Taça Rio, o mando de campo e a vantagem do empate dentro do grupo será para de melhor pontuação no somatório da Taça Guanabara e Taça Rio.

Na torcida pelo Fla: Boavista seguirá treinando
Ciente da possibilidade de retornar ao Carioca, o Boavista continuará treinando e torcendo para que o Fla conquiste também a Taça Rio. A informação foi confirmada pelo gestor do clube, João Paulo Magalhães.

– Vamos continuar treinando. Se o Flamengo ganhar a Taça Rio, nós entramos. Tem uma luz no fim do túnel – declarou o dirigente.

Vaga na Série D garantida e chance de Copa do Brasil
Mesmo que não consiga “retornar” para a disputa do Campeonato Carioca, o Boavista, ao fim da última rodada da Taça Rio, tem motivos de sobra para comemorar. Time de menor investimento com a melhor colocação, o Verdão de Bacaxá garantiu vaga na Série D do Campeonato Brasileiro do ano que vem junto com a Portuguesa – clube que terminou em sexto na classificação geral.

O time de Saquarema ainda tem chances de se garantir na Copa do Brasil da próxima temporada caso um dos quatro grandes consiga vaga na Libertadores de 2019.